Escolha uma Página

Atualmente, não ter presença digital significa perder dinheiro todos os dias.

Quando queremos trabalhar de forma autónoma e ganhar reconhecimento, o digital é um veículo essencial. Seja através de um site ou das redes sociais, estar no digital permite-nos chegar a mais potenciais clientes, escalar o nosso trabalho e oferecer uma proximidade ao público que não seria possível através de outro canal.

E dentro das redes sociais, o Instagram é, neste momento, a plataforma mais utilizada em todo o mundo e que onde, até à data, os utilizadores passam mais tempo. E se o nosso potencial cliente passa tempo no Instagram, nós temos de lá estar – mas não de uma forma qualquer: com a estratégia certa, para que facilmente consigamos transformar seguidores em clientes.

No artigo de hoje, quero partilhar contigo 5 dicas para um Instagram de sucesso na saúde!

5 dicas para um Instagram de sucesso na saúde

 

Compreende o teu cliente ideal

Um dos passos mais importante para o sucesso do teu projeto, de forma geral, passa por conhecer profundamente quem é o teu cliente ideal.

Porquê? Porque só conhecendo aquele que é o teu cliente ideal, és capaz de perceber exatamente aquilo que ele precisa. E quando sabes aquilo que ele precisa, és capaz de fazer ajustes aos teus produtos, conteúdos e comunicação de forma a entregares ao teu cliente ideal exatamente aquilo que ele necessita para resolver o seu problema.

No caso das redes sociais, esta compreensão de quem é o teu cliente ideal é imperativa para que consigas perceber que conteúdo criar de forma a realmente ajudar e reter este utilizador.

Ou seja, para criares conteúdo que responda às dúvidas do teu cliente ideal, tens de saber quais são as suas dúvidas. Para criares conteúdo que divirta esta pessoa, tens de saber o que é o que o diverte. Para criares conteúdo que gere uma conexão emocional com o teu cliente, tens de saber o que é o emociona. E assim sucessivamente.

Sem esta compressão, dificilmente vais conseguir criar o conteúdo que quem te acompanha quer ver.

 

Compreende a plataforma.

Depois de saberes aquilo que o teu cliente ideal quer ver, adapta essas ideias àquilo que neste momento está a funcionar no Instagram.

Nesta plataforma, em específico, o utilizador procura receber a informação de uma forma mais visual, o que significa que as imagens que crias são cruciais. Neste momento, os carrosséis também estão a funcionar especialmente bem, sendo que a informação, nestes casos, deixa de estar na legenda e é colocada na imagem.

Segundo vários comunicados de representantes da plataforma, o vídeo está a ser privilegiado, por isso, apostar neste formato é outro essencial para a exposição de conteúdo a novos seguidores. Os Reels, atualmente, são o formato prioritário. Esta é a funcionalidade da plataforma que está a reter mais utilizadores e, sendo aquilo que neste momento está a fazer com que as pessoas passem mais tempo conectadas, o Instagram beneficia criadores que estejam a criar este tipo de conteúdo.

Atualmente, os diretos também estão a ser um dos focos da plataforma.

O meu conselho? Utiliza todos os formatos possíveis na tua estratégia, sempre garantindo que estás a criá-los de forma a que o conteúdo seja compreendido de forma rápida e simples pelo utilizador.

Quando alguém vai para o Instagram, não quer consumir conteúdo massudo. As pessoas vão para o Instagram para descontrair, por isso, a informação deve ser sempre passada de forma leve.

 

Planeia.

O planeamento não é só essencial para um Instagram de sucesso; é essencial em todas as vertentes para uma carreira de sucesso.

Tal como o próprio nome indica, o planeamento é aquilo que faz com que estejas “preparada” e, nas redes sociais, essa preparação significa que o conteúdo que colocas é pensado com estratégia, é coerente e consistente.

Um planeamento permite-te ter uma visão mais abrangente dos temas que estás a abordar, permitindo que garantas que estás a comunicar de forma intencional.

No Instagram, tu não queres publicar por publicar; queres garantir que tudo o que estás a mostrar aos teus seguidores tem um objetivo, seja ele vender, conectar, aumentar a tua autoridade, etc. O planeamento permite-te ter tudo isto mais alinhado e ter coerência na tua comunicação.

Este é também um excelente hábito para garantir que consegues ser consistente nas tuas publicações. Seguir um planeamento facilita sempre na hora de ter ideias e permite-te organizar da melhor forma o teu tempo, de modo a pelo menos garantires publicações frequentes no teu Instagram.

 

Interage.

As redes sociais chamam-se redes sociais por um motivo: porque efetivamente servem para socializar. Ao contrário do que possas pensar, interagir com os teus seguidores é essencial para o sucesso da tua conta.

Na prática, interagir com os teus seguidores significa responder sempre aos seus comentários, às suas mensagens privadas e deixar alguns “gostos” nas suas fotografias. E porque é que isto é tão vantajoso?

Primeiro, porque como existe interação entre ti e o teu seguidor, o Instagram assume que o utilizador tem interesse naquilo que tu partilhas, fazendo com que as tuas publicações apareçam em primeiro lugar no seu feed de notícias. Depois, porque estas ações geram uma ideia de “acessibilidade” que é importantíssima no momento da compra.

Cada vez mais, os nossos potenciais clientes não compram tendo apenas em conta o produto. Existe cada vez mais uma preocupação mais geral face à marca, aos seus valores, à forma como acompanha e cuida do cliente, etc. Estes comportamentos, que podem parecer mínimos aos nossos olhos, são um sinal “verde” para o consumidor, que assume automaticamente que a marca se preocupa com ele – o que é, obviamente, excelente para uma possível decisão de compra.

 

Analisa.

Analisares o que está a acontecer no teu Instagram é essencial para que percebas o que está e não está a funcionar para os teus seguidores. Não fazeres esta análise, faz com que não estejas a otimizar o teu conteúdo. Porquê?

Porque, se sabes o que resulta, consegues reciclar formatos e temas que efetivamente resultem, o que vai fazer com que a fórmula de conteúdo que definiste para o teu Instagram seja cada vez mais aprumada. O mesmo para conteúdos que não resultam: se não resultou, é importante compreender porquê e eliminar este tipo de conteúdo da grelha.

No entanto, deixo-te um lembrete: não fiques prisioneira das métricas de Instagram. Lembra-te que quando estás a utilizar uma rede social, estás a colocar o teu conteúdo numa rede que não é tua. Ou seja, à mercê de um algoritmo que não conheces completamente e que, obviamente, não entrega o teu conteúdo como ambicionarias.

Por isso mesmo, lembra-te de olhar para os teus resultados com esta questão em mente. Às vezes, as coisas não vão correr como ambicionas e está tudo bem com isso. O sucesso no digital não é uma corrida de 100m, é uma maratona. Com tempo e persistência, atinges o resultado que ambicionas.

 

Se precisares de ajuda para alavancar os teus resultados nas redes sociais, recomendo-te que experimentes o meu Programa de Aceleração. O Programa de Aceleração é um programa prático, que pretende ajudar-te a melhorar os resultados do teu projeto, de forma geral, em apenas 30 dias! É um programa totalmente virado para a operacionalização, para que, com um exercício diário passo a passo, consigas realmente melhorar a experiência que ofereces ao teu cliente em consulta e a tua presença digital! Espreita-o aqui! 

Inscreve-te AGORA

9 e 10 Maio às 21h30
Inscreve-te AGORA

A tua inscrição está quase validada..

Preenche os dados em baixo:

Inscreve-te AGORA

Dia 15 Junho
Inscreve-te AGORA