Escolha uma Página

Nutri, se estás a ler este artigo, é possível que as tuas consultas não estejam a vender. Tem calma, isto não é irreversível.

Antes de mais, deixa-me dizer-te para não baixares os teus preços. Essa é a solução fácil e é aquilo que todas temos tendência a fazer quando sentimos que as coisas estão a correr menos bem, mas não deixes que uma fase menos positiva tire valor à transformação que proporcionas ao teu cliente.

Opta antes pelo caminho que efetivamente é mais longo, mas que te vai ajudar a ver resultados a longo prazo – estratégias que te vão realmente ajudar a vender consultas.

 

3 estratégias para utilizares quando as tuas consultas não estão a vender

Equaciona inovar o teu método de consulta

Pode parecer uma solução simples, mas a verdade é que adicionares algo diferenciador nas tuas consultas pode ser o passo para cativares novos clientes. É-nos inerente: enquanto seres humanos, adoramos novidades.

E não, não precisas de escolher nada fora da caixa. Só precisas de escolher algo que proporcione uma experiência diferente ao teu cliente, que te diferencie do que já está a acontecer e que, ainda assim, não comprometa os resultados que pretendes oferecer ao teu cliente.

No meu caso, posso dizer-te que foi por querer inovar as minhas consultas que inseri a metodologia de coaching no meu atendimento e os resultados foram incríveis. Na nossa área, o coaching funciona a duplicar: primeiro, porque nos diferencia do que já está a acontecer no mercado e, depois, porque ajuda realmente o teu cliente a obter resultados.

A fazer uma transformação ao invés de uma simples mudança.

 

Divulga o teu trabalho online

Infelizmente, ainda sinto que muitas nutricionistas ficam reticentes quando sugiro que divulguem os seus serviços online, mas digo-te: se ainda não estás a fazê-lo, estás a perder dinheiro.

Aliás, por acreditar tanto no online, escrevi recentemente um artigo onde inclui 3 motivos para seres uma nutri no digital.

Ao colocares os teus serviços online, estás a expô-los a um número substancialmente superior de pessoas. Deixa-me, ainda assim, ser completamente sincera: isto não significa que vais automaticamente vender mais. Para isso, é essencial que acompanhes a divulgação dos teus serviços com uma oferta clara, mas ainda assim apelativa para o teu público-alvo.

Esta oferta tem de ser capaz de explicar exatamente o que fazes e resumir, de forma simples, como vais ajudar os teus clientes e qual é o teu diferencial – o que é que torna o teu serviço diferente dos demais.

Com essa oferta construída e uma boa estratégia de marketing digital, podes conseguir resultados que nunca pensaste serem possíveis. Aliás, podes ainda potencializar esses resultados se decidires começar a fazer consultas à distância.

Nesse caso em concreto, além de estares a conseguir chegar a mais pessoas com a tua comunicação, estás também a conseguir trabalhar com mais pessoas, independentemente do local em que dás consultas. Podes, no fundo, acompanhar pessoas de uma ponta à outra do país e até trabalhar com clientes de outros países. Imaginas o quanto podes maximizar o teu número de clientes?

 

Explora o email marketing

Se já divulgas o teu trabalho online, é possível que estejas a fazê-lo da forma mais comum: através das redes sociais. Está tudo bem com isso, atenção. Estar nas redes sociais é obrigatório para conseguires aproximar-te dos teus potenciais clientes.

Mas, caso queiras dar mais um passo na tua estratégia de marketing digital, podes optar por começar a trabalhar o email marketing. Aposto que quando falei em email marketing pensaste logo dos 500 emails que tens por abrir na tua caixa de correio, com promoções e ofertas que são mais saturantes que apelativos – prometo que não é dessa estratégia que estou a falar.

O email marketing pode ser utilizado para muito mais do que o envio de promoções e ofertas. É óbvio que tem de existir essa componente para que o teu negócio seja sustentável mas, acima de tudo, aquilo que tens de dar ao teu potencial cliente são motivos para abrir o email. Como é que dás esses motivos? Através de conteúdo de valor.

Conteúdo que realmente ajude o teu potencial cliente, que seja útil, que ensine qualquer coisa, que ajude o teu cliente a refletir, que seja exclusivo, que deixe o teu cliente desejoso de abrir o próximo email. Se conseguires criar esta ligação e este desejo no teu potencial cliente, vender os teus serviços vai tornar-se 10x mais simples.

Uma cábula que tem um valor gigantesco: cria uma sequência de emails pensada para vender o teu serviço.

Envia emails de conteúdo direcionados para o problema que o teu serviço pretende resolver, mostra todo o teu conhecimento sobre aquele assunto, deixa o teu potencial cliente surpreendido e só após esse trabalho deves tentar vender. Dar sempre, só para depois pedir de volta. Deves deixar os teus potenciais clientes a pensar “se ela partilha tanto comigo de forma gratuita, imagina os resultados que vou obter quando comprar um serviço dela”.

 

Nutri, coloca estas três estratégias em prática e vais ver que as tuas consultas vão voltar a vender. Eu estou aqui a torcer por ti, porque acredito não só no teu potencial mas também que é possível viver desta profissão em pleno. Não desistas, vamos a isso.

Com toda a confiança em ti,

Joana Carvalho Costa

 

10 a 17 Novembro.
Inscreve-te AGORA